Alimento para alma

Refettorio Paris

Refettorio Paris | Fotografia: JR, capturada na Internet

A gastronomia tomou proporções gigantescas e passou a ocupar o cenário global. Em todos os continentes, a reinvenção da cozinha chama a atenção de consumidores ávidos para saciar o pecado da gula.

Com tantos exageros, experimentos, excessos e inovações, os desperdícios são imensos. Entretanto, por falha na distribuição e na equidade da balança, os famintos estão em todos os lugares.

Pensando nisso, o italiano Massimo Bottura, um dos chefs mais premiados da atualidade com seu restaurante Osteria Francescana, decidiu direcionar seu talento para tentar elevar a dignidade humana.

Juntamente com sua esposa, Lara Gilmore, eles criaram o projeto Food for Soul (Alimento para Alma), com o objetivo de iluminar o potencial invisível de pessoas, lugares e alimentos.

Produtos que iriam para o lixo são recuperados e transformados pelas mãos de chefs premiados em refeições dignas de restaurantes estrelados. A iniciativa espalhou-se em seis países e as cidades de Milão, Londres, Rio de Janeiro, Paris, Nápoles, Bolonha, Modena, Mérida e Lima já contam com Refettorios.

Além dos chefs premiados, arquitetos, designers, artistas, organizações locais, produtores e líderes comunitários restauram e renovam espaços subutilizados, transformando-os em centros comunitários inspiradores, abertos de segunda a sexta-feira, onde pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica recebem refeições nutritivas preparadas com ingredientes excedentes que, de outra forma, seriam jogados fora.

Na capital francesa, procure uma discreta entrada lateral da Igreja de la Madeleine, onde está indicado “Foyer de la Madeleine”. Na cripta subterrânea, está localizado o Refettorio Paris que faz parte do projeto cultural para alimentar o corpo e o espírito. Chefs de Paris, França e do mundo são convidados como voluntários para transformar ingredientes descartados em deliciosas e saudáveis refeições com três pratos servidos por um time dedicado de voluntários.

Refettorio Paris

No Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro da Lapa, o Refettorio Gastromotiva é um restaurante-escola onde os alunos dos cursos e renomados chefs convidados cozinham, de segunda à sexta, 90 refeições que são servidas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, os Jantares Solidários.

A criatividade dos chefs transformando alimentos, servidos por voluntários em espaços cuidadosamente restaurados e decorados. Cozinhar como ato de amor, de resgate da dignidade humana; a gastronomia solidária ocupando espaços e reintegrando vulneráveis à sociedade.


Refettorio Paris | Fotografia: Shehan Hanwellage, capturada na Internet

Massimo Bottura

A cultura traz conhecimento. Conhecimento leva à consciência. E quando nos tornamos conscientes, estamos a um passo de nos tornarmos socialmente responsáveis. A cultura é a chave.

What is Food For Soul? | Massimo Bottura

Acesse também: Herança saborosa, Le Cordon Bleu e suas técnicas culinárias, Um cafezinho para contar histórias e A arte de cozinhar.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *