Aman e Bupitanga, hotéis imersos na vegetação

Folheando uma revista de decoração, encontrei o Hotel Aman Kyoto. Projetado pelo arquiteto australiano Kerry Hill, o hotel levou vinte anos para sair do papel, percorrer o longo caminho da burocracia e estar completamente concluído. Inserido em um exuberante bosque de cedro e bordo, nos arredores da cidade de Kyoto, no Japão, proporciona ao hóspede um contato íntimo com a natureza do lugar.

Aman Kyoto representa a fruição de uma bela paisagem concebida pela primeira vez como o jardim de um museu têxtil. Caminhos de pedra caprichosos se curvam suavemente ao longo do chão da floresta e lajes de pedra cobertas de musgo servem como base para a arquitetura do resort.

Aman Kyoto

Sem precisar visitar o país do Sol nascente, aqui bem próximo, em clima tropical, temos uma história semelhante. O empresário Teles Simonetti e sua esposa Ana Beatriz idealizaram um hotel que aproveitasse a beleza do alto das falésias e remetesse à infância do menino veranista da Praia de Pipa, quando ainda era uma pequena vila de pescadores.

O caminho foi longo, enfrentando a resistência dos órgãos de controle ambiental, mas a persistência do empresário em realizar um sonho demonstrou a viabilidade de seu projeto. No local foram mantidas as plantas nativas e inseridos mais de quatrocentos coqueiros, caibreiras, jucás, mangueiras, cajueiros, pitangueiras, pau-brasil e algumas palmeiras exóticas.

Alameda do Bupitanga

Enquanto as plantas eram bem cuidadas e cresciam vigorosamente, os papeis caminhavam a passos lentos. Foram quinze anos da idealização de um sonho até a finalização da obra, mas em 2014, finalmente, o hotel estava pronto para receber seus hóspedes.

No alto da falésia, o Bupitanga – que significa terra vermelha na língua tupi-guarani – está a 500 metros da Praia do Amor e da Praia das Minas. Cercado por um muro de pedra (antiga tradição sertaneja), basta atravessar o portão, para desfrutar a vista infinita do oceano Atlântico, receber os primeiros raios do amanhecer ou assimilar toda a energia da lua cheia.

O hotel estende-se por 26 mil metros quadrados e abraça o meio ambiente com sua vegetação exuberante, sombreando os raios do sol que brilham quase o ano inteiro. Alamedas e recantos aconchegantes interligam os trinta bangalôs até o agradável espaço da piscina. Das varandas dos quartos é possível colher e saborear a pitanga azedinha e ainda receber a visita dos saguis que pulam de galho em galho.

A arquitetura em estilo praiano do hotel, temperada pela brisa marinha, o barulho das ondas, o clima de verão e a receptividade de Teles, Ana Beatriz e Pedrinho proporcionam aos hóspedes uma estadia ímpar, unindo a beleza da natureza com conforto, sofisticação e sabores da região.

Os dois hotéis demonstram a possibilidade de interação do homem com o meio ambiente para usufruir belos cenários em horas de lazer.


Aman Kyoto: www.aman.com/resorts/aman-kyoto| 1 Okitayama Washimine-Cho, Kita-ku, Kyoto, 603-8458, Japan | +81 75 496 1333 Email: amankyoto@aman.com | Instagram: aman_kyoto

Hotel Bupitanga: www.bupitangahotel.com.br | Av. Baía dos Golfinhos, 1877, Praia da Pipa – Tibau do Sul/RN |+55 84 3246-2626 | + 55 84 99406-7601 |Email: reservas@bupitangahotel.com.br | Instagram: bupitangahotel


Acesse também: Arquitetura na Rioja, Motorista de ciclista, Sol de Primavera e Turismo em posts.

Leia também

4 comments

  1. Maravilha! Concorda com cada palavra, Elza. Já estivemos no Bupitanga mais de uma vez, e sempre somos maravilhosamente recebidos, amamos o hotel e voltamos p casa com gosto de “quero mais”! 👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Excelente sua crônica sobre o Bupitanga. O contato com a natureza e a simpática acolhida de Teles e sua família nos fazem sempre querer voltar. Tudo isso com todo o conforto dos tempos modernos. Mas o hotel ainda tem um biblioteca muito boa, com ênfase em Natal e no Rio Grande do Norte. Podemos escolher um bom livro para uma leitura na piscina, ou na rede do alpendre do quarto.

    1. Você complementou a crônica, a biblioteca valoriza a nossa literatura e a estrutura do hotel é ideal para um relax. Muito obrigada amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *