Perfumes da vida

Meu nome é sentido, ninguém me toca, vê ou escuta. Estou no ar, às vezes, despertando o paladar que me agasalha em cumplicidade. Um banho demorado em tempos de sobra de tempo, finalizado com uma tolha limpinha – se fosse quarada nos lajedos do sertão, me levaria de volta no túnel do tempo. A tardinha cai e me arrisco a caminhar até à padaria da esquina, seguindo o aroma do pão que marca as horas do entardecer e do amanhecer. O bolo no forno avisa que está quase pronto. O sabor do brownie de chocolate provocando e adoçando a cozinha, […]

Vamos falar de trovão

Esse ano, o inverno está diferente. Por aqui, chamamos inverno a estação das chuvas, que inicia ainda em dezembro, lá pras bandas do Maranhão e Piauí, vem descendo no mapa, passa pelo Oeste do nosso Estado – o Rio Grande do Norte –, depois pelo Seridó até chegar mais forte ao litoral, em meados de abril. Fazia muito tempo que não escutava o retumbar dos trovões. Há alguns dias, com certa timidez, eles deram o ar de sua graça, mas, essa madrugada, chegaram forte reverberando o som da natureza com toda potência, a eletricidade explodindo em raios que fizeram nossos […]

Tempo de aprendizado

De repente, ele chegou por imposição, sem qualquer aviso ou previsão, atendendo aos reclames de milhões sobre a sua falta. Inesperadamente, está disponível para todos os confinados. Sem distinção de nacionalidade, o tempo emergiu, incluindo o mundo todo no mesmo barco. Em voos largos, falei sobre o ócio criativo preconizado por Domenico de Masi e o que fazer na sobra de tempo. Agora ele está aí e as pessoas, surpreendidas, questionam o que fazer com ele. Mensagens pipocam a todo instante nas mídias sociais, dando dicas sobre como enfrentar o isolamento social. Sem efeito polarizado, as pessoas estão surgindo nas […]

Continue Reading

Katherine Johnson, seu nome é determinação

Foto capturada no site da NASA Ela abriu o baú de cedro do sótão, que fazia as vezes de quarto dos meus avós, e retirou uma pequena calça desbotada. As lágrimas vieram na mesma velocidade do meu espanto. Sebastiana, minha babá quando criança, guardara algumas peças de minhas roupas infantis na fazenda onde passei divertidos períodos de férias. A lembrança virou uma relíquia. Eu a emoldurei e está na entrada do meu closet; demonstração de afetividade e carinho guardada no fundo do coração. Nasci em 1964 e acho que vestia essa calça lá pelos meus cinco anos. Mamãe era antenada […]

(Re)descobrindo Veneza

Há pouco mais de dois anos, decidimos fazer uma viagem feminina em três gerações: minha mãe, eu e minha filha. Na bagagem, uma professora de História da Arte que produz arte contemporânea; uma viajante incansável e curiosa, no caso, a própria cronista; e uma jovem com rosto de adolescente, introspectiva, mas que capta como ninguém as boas dicas de viagem. Destino: Itália! Chegamos por Milão – ainda sem coronavírus e com muitos turistas –, pegamos um carro (gosto de conhecer os lugares, viajando de carro com a ajuda do GPS ou Google Maps), dormimos perto do aeroporto e no dia […]

Um domingo diferente

Acordamos cedo e saímos de Serra de São Bento com destino a Lajes Pintadas, para assistir à prova D3S Bike Race, organizada por RN100 Sports. Carro acelerado, porque o motorista é ciclista e, mesmo sem participar da prova, recuperando-se de um calcanhar fraturado na iniciação ao stand up, não quer perder a passagem dos atletas na Ladeira da Piaba, em Serra Verde, trecho mais difícil do percurso. O verde novo alegrando o olhar, pincelado de branco pelo nelore comendo solto a fartura do pasto que chegou com as chuvas constantes dos primeiros meses de 2020. Se fosse assim todo ano… […]

Sob as sombras das árvores

A chuva veio e encobriu o rio, fez a telha resmungar os dias de sol pleno e calor intenso. Caiu forte, desabou ligeiro e rareou, também, de repente. Deixou no ar um cheiro de terra molhada, de asfalto exalando o mormaço sufocante dos últimos dias. O entardecer chegou mais cedo, tingindo de cinza a cidade marinha. Carnaval partiu e o ano começou no Brasil! Em terras banhadas pelo mar, o vento resolveu descansar. Árvores em quietude, sem farfalhar, nem balanço sensual, enquanto as copas inertes assimilam as gotas da chuva. Estrondo de trovão e elas ali, mesclando de verde a […]

Um ano de blog

Foto de Cecília Bezerra Cirne Há um ano decidi criar este blog, onde publico crônicas do cotidiano, impressões sobre arte, relatos de viagens, uma pitada de gastronomia, um quê de esporte, bato um papo com entrevistados, despejo o olhar sobre a arquitetura, enfim, tento trazer mais leveza aos leitores, ilustrando os posts com fotografias, músicas e, algumas vezes, poesia. A cada dia, convenço-me que fiz a opção certa. Tenho um canal onde faço chegar aos quatro cantos do mundo os meus escritos. É gratificante ver pipocar no mapa mundi os locais onde o blog está sendo acessado. Pessoas em lugares […]