Haia (Den Haag) e seus encantos

Falando sobre viagem, Quintana enaltece as janelinhas dos trens, que vão tirando sucessivos cartões postais da paisagem. Mas, para quem quer ir um pouco mais longe e descobrir o mundo, tem que abdicar do trem e utilizar o avião, ou, quem sabe, vestir-se de coragem e navegar a Terra, que deveria se chamar Planeta Água. Há dois anos atrás, visitei a Holanda com meu marido. Entramos por Amsterdam, passamos por Utrecht e terminamos nossa viagem em Haia (Den Haag, para os holandeses). Várias janelinhas se abrindo e eu registrando nossos cartões postais no celular. Em Haia, ficamos hospedados no Residenz […]

Continue Reading

A primeira “quebrada” a gente nunca esquece

Na véspera, o primeiro dilema foi decidir se brindava a noite na serra, iluminada pela lua cheia, desfrutando de um jantar compartilhado na feitura e na degustação, ou evitava o álcool para um rendimento melhor. Como meu espírito de atleta não é lá essas coisas, preferi não fazer sacrifício e tomei duas merecidas taças de vinho. Fui dormir sem o nervosismo que antecede as grandes pedaladas do meu marido (acho que a dopamina ainda não foi injetada em meu corpo, rsrsrs). Ele partiu mais cedo com meu filho, porque iriam fazer a parte mais complicada do percurso, perto da Pedra […]

Arte no limite do corpo humano | The art within

Ele é natalense, mas tem o biótipo de um lorde inglês, fala mansa, educadíssimo, altura de mediana para cima, com o corpo esguio de quem consome grande parte de suas energias, gerando novas energias. No caso dele, produzindo arte em seus pedais e corridas na madrugada. Conheci Gustavo Jansen Lyra por intermédio de meu marido, nas inúmeras amizades que a bicicleta congrega. Depois descobri que ele havia sido DJ no bar que meu irmão possuíra aqui em Natal e viajara com minha mãe, mostrando as belezas do Rio Grande do Norte a um casal alemão que a visitava. Ele também […]

Bicicleta e coronavírus

Roupa de ciclista, capacete ajustado, luvas, óculos, lanternas sinalizadoras, relógio fit bit para registrar o percurso e o comportamento do coração (bem importante na minha idade) e tênis (ainda não aderi à sapatilha clipada, morro de medo de precisar das minhas pernas curtas e elas permanecerem presas, rsrsrs). Ah, ia esquecendo do principal: máscara de algodão – protege do coronavírus, mas dificulta a respiração, especialmente quando mais precisamos de hemoglobina nas subidas do trajeto. Pneus da bike aferidos e pronto, estou pronta para pedalar. Seguindo a onda do mundo, retornei ao pedal em plena época da pandemia da Covid-19. Logo […]

Um domingo diferente

Acordamos cedo e saímos de Serra de São Bento com destino a Lajes Pintadas, para assistir à prova D3S Bike Race, organizada por RN100 Sports. Carro acelerado, porque o motorista é ciclista e, mesmo sem participar da prova, recuperando-se de um calcanhar fraturado na iniciação ao stand up, não quer perder a passagem dos atletas na Ladeira da Piaba, em Serra Verde, trecho mais difícil do percurso. O verde novo alegrando o olhar, pincelado de branco pelo nelore comendo solto a fartura do pasto que chegou com as chuvas constantes dos primeiros meses de 2020. Se fosse assim todo ano… […]

Encarando as ondas de Nazaré

Em outubro de 2018, estive com meu marido e um casal de amigos em Nazaré, Portugal. Cheguei até a beira-mar da Praia do Norte, onde Lucas Chumbo estava treinando, enquanto Renan, seu filmmaker, registrava tudo. Janela do Big Wave Tour aberta, mas sem competição. Subi até o farol no Forte de São Miguel Arcanjo e visitei o Surfer Wall, onde estão expostas as pranchas de surfistas recordistas, inclusive a representante brasileira, Maya Gabeira. Imaginei como seria assistir ao campeonato ali de cima, bem próximo ao farol. Mais um evento para incluir na minha lista de coisas a fazer antes de […]

Surf, deu Baía Formosa no Pipe Masters e no WCT

Ítalo Ferreira, campeão mundial – Foto divulgação WSL Dia 11 de dezembro rolou o Round 32 do Billabong Pipe Masters. Primeira bateria, Ítalo Ferreira e Jadson Andre na disputa. Coração potiguar dividido, com uma tendência natural para Ítalo, porque disputa o título mundial e veste a lycra amarela. Jadson eliminado, Ítalo avançou para rodada seguinte. Owen Right eliminado por Yago Dora. Filipe Toledo perdeu para Ricardo Christie, o neozelandês que teve a perna suturada na rodada anterior. Kelly Slater nos presenteia com um tubo perfeito no Backdoor, nota máxima, 10! Gabriel Medina avançou para próxima rodada e Jordy Smith foi […]

Surf nos anos 70

Quem tem o mar a lhe banhar, sempre encontra uma maneira de aproveitar os seus benefícios. Ainda bebê, começa com o pezinho nas cacimbas cavadas pelos pais na areia, vai aos poucos se familiarizando com as marolinhas, vira criança pegando cavalete (jacaré), depois quer, inevitavelmente, uma prancha. Na minha infância, começávamos com aquelas de isopor, que deixavam a barriga toda assada. Aí descobrimos que podíamos usar uma camiseta ou vestir a prancha para evitar os arranhões, que ardiam bastante no contato com a água salgada. Final dos anos 70, início dos 80, os meninos evoluíram para a prancha de fibra, […]