Pedal histórico-cultural em Natal – Parte II

Solar Bela Vista no ano do centenário – 2007 Após recebemos as bênçãos de Nossa Senhora da Apresentação na Pedra do Rosário, retomamos para Avenida Câmara Cascudo, passando pelo prédio do jornal “A República” e parando na frente da casa nº 377, lugar onde Luís da Câmara Cascudo viveu grande parte de sua vida, endereço de referência da cultura do nosso Estado, que hoje abriga o Instituto Câmara Cascudo. Nas paredes do Instituto, o muro com a obra do artista plástico Azol e equipe de grafiteiros de Miguel Carcará, numa homenagem aos 30 anos de encantamento do grande Mestre. Um […]

Pedal histórico-cultural em Natal – Parte I

Resolvemos fazer um passeio diferente: um pedal no circuito histórico-cultural de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Hora do início: 06:00h, porque ciclista acorda cedo. Não, ciclista madruga, literalmente. Era domingo de eleição e acreditamos que a cidade estaria mais segura, em razão do movimento para o exercício da cidadania na escolha de Prefeito e Vereadores! O ponto de encontro foi em frente ao Palácio dos Esportes, na Praça Cívica, que já foi Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, em homenagem ao ex-Governador do Estado no início da República. A craibeira derramou suas flores sobre o grupo de oito mulheres […]

Tonico e Maya Gabeira, exemplos de superação

Foto de Maya Gabeira capturada na internet. Os dois começaram a surfar na adolescência. Ele, aproveitando o embalo do surf nos anos 70 na capital potiguar; ela, nas ondas da praia do Arpoador, Rio de Janeiro, início do novo milênio. Tonico e Maya Gabeira, cada um em seu tempo, mergulhados no mar, tirando proveito das ondas. Aqui em Natal, as ondas não eram lá essas coisas, mas o adolescente rebelde encontrou-se com o esporte, numa época em que estava longe da profissionalização dos dias atuais. O mar era sua praia; além do surf, a vela também lhe despertava paixão. Ela […]

Continue Reading

Desafio do dia das crianças

Desafio aceito! Vamos ver quem tem mais prazer… De um lado, um tabuleiro verde com um campo demarcado, uma caixa desgastada pelo tempo, guardando diversas tiras de pano de flanela costurados com 22 lugares e um time inteiro de futebol de botão. Olhos voltados ao tempo das disputas acirradas dos campeonatos na infância. Do outro, uma grande tela, fios conectados, o console Playstation ligado, o jogo FIFA 20 escolhido, faltando apenas apertar o play. Dedos ávidos para iniciar, com habilidade, o manusear do controle. Stop! Invertam os lugares. Regra número um: o objetivo principal do desafio é ser criança em […]

Será insanidade ou prazer?

Não há dúvida que a pandemia e o isolamento social mexeram com a cabeça de muita gente. São vários os casos de depressão, ansiedade e outras doenças mentais deles decorrentes. O que eu não imaginava é que a minha insanidade viria de uma prática saudável. Nunca, nunca mesmo, acordei às 04:20h da madrugada para praticar qualquer tipo de exercício. No máximo, estourando, 05:30h para uma caminhada ou para chegar cedo ao trabalho; um tremendo sacrifício, porque meu horário normal de acordar sempre foi seis da matina. Pois não é que a bicicleta me fez despertar ao som do galo da […]

Continue Reading

Bicicletas, nova realidade e cuidados redobrados no trânsito

Dois meses após o início do isolamento no Brasil, em razão da pandemia da Covid-19, escrevi sobre bicicleta e coronavírus e o incremento da utilização desse meio de transporte na Europa, em razão da prática saudável e ecologicamente sustentável. No mesmo sentido das rotas dos descobridores, o costume europeu está chegando ao país e a bicicleta transforma-se em mania nacional. O brasileiro vem utilizando a bike como meio de transporte ou prática esportiva e de lazer. Uma nova realidade para as cidades que deverão proporcionar estruturas mais adequadas ao ciclismo e um plano de ação para incrementar sua malha cicloviária. […]

Ufa, cheguei em casa

Em pausa para recarregar, refleti sobre a importância de diminuir o ritmo de vida para resgatar hábitos saudáveis esquecidos. A desaceleração veio de forma impositiva pela força de um vírus traiçoeiro, que fez a humanidade repensar seu caminho; tempo de aprendizado. Muitos estão optando pela volta às origens rurais, descobrindo belezas e riquezas bem próximas, sem a necessidade de longas jornadas. Nesse espírito, tenho frequentado quase semanalmente a região serrana do Agreste potiguar, construindo um sentimento de pertencimento. E a minha ini(a)miga, a bicicleta, está fazendo parte desse caminho, revelando-me paisagens sob novos ângulos. Os aromas do campo sorvidos gradualmente […]

Haia (Den Haag) e seus encantos

Falando sobre viagem, Quintana enaltece as janelinhas dos trens, que vão tirando sucessivos cartões postais da paisagem. Mas, para quem quer ir um pouco mais longe e descobrir o mundo, tem que abdicar do trem e utilizar o avião, ou, quem sabe, vestir-se de coragem e navegar a Terra, que deveria se chamar Planeta Água. Há dois anos atrás, visitei a Holanda com meu marido. Entramos por Amsterdam, passamos por Utrecht e terminamos nossa viagem em Haia (Den Haag, para os holandeses). Várias janelinhas se abrindo e eu registrando nossos cartões postais no celular. Em Haia, ficamos hospedados no Residenz […]