Será insanidade ou prazer?

Não há dúvida que a pandemia e o isolamento social mexeram com a cabeça de muita gente. São vários os casos de depressão, ansiedade e outras doenças mentais deles decorrentes. O que eu não imaginava é que a minha insanidade viria de uma prática saudável. Nunca, nunca mesmo, acordei às 04:20h da madrugada para praticar qualquer tipo de exercício. No máximo, estourando, 05:30h para uma caminhada ou para chegar cedo ao trabalho; um tremendo sacrifício, porque meu horário normal de acordar sempre foi seis da matina. Pois não é que a bicicleta me fez despertar ao som do galo da […]

Continue Reading

Bicicletas, nova realidade e cuidados redobrados no trânsito

Dois meses após o início do isolamento no Brasil, em razão da pandemia da Covid-19, escrevi sobre bicicleta e coronavírus e o incremento da utilização desse meio de transporte na Europa, em razão da prática saudável e ecologicamente sustentável. No mesmo sentido das rotas dos descobridores, o costume europeu está chegando ao país e a bicicleta transforma-se em mania nacional. O brasileiro vem utilizando a bike como meio de transporte ou prática esportiva e de lazer. Uma nova realidade para as cidades que deverão proporcionar estruturas mais adequadas ao ciclismo e um plano de ação para incrementar sua malha cicloviária. […]

Ufa, cheguei em casa

Em pausa para recarregar, refleti sobre a importância de diminuir o ritmo de vida para resgatar hábitos saudáveis esquecidos. A desaceleração veio de forma impositiva pela força de um vírus traiçoeiro, que fez a humanidade repensar seu caminho; tempo de aprendizado. Muitos estão optando pela volta às origens rurais, descobrindo belezas e riquezas bem próximas, sem a necessidade de longas jornadas. Nesse espírito, tenho frequentado quase semanalmente a região serrana do Agreste potiguar, construindo um sentimento de pertencimento. E a minha ini(a)miga, a bicicleta, está fazendo parte desse caminho, revelando-me paisagens sob novos ângulos. Os aromas do campo sorvidos gradualmente […]

Haia (Den Haag) e seus encantos

Falando sobre viagem, Quintana enaltece as janelinhas dos trens, que vão tirando sucessivos cartões postais da paisagem. Mas, para quem quer ir um pouco mais longe e descobrir o mundo, tem que abdicar do trem e utilizar o avião, ou, quem sabe, vestir-se de coragem e navegar a Terra, que deveria se chamar Planeta Água. Há dois anos atrás, visitei a Holanda com meu marido. Entramos por Amsterdam, passamos por Utrecht e terminamos nossa viagem em Haia (Den Haag, para os holandeses). Várias janelinhas se abrindo e eu registrando nossos cartões postais no celular. Em Haia, ficamos hospedados no Residenz […]

A primeira “quebrada” a gente nunca esquece

Na véspera, o primeiro dilema foi decidir se brindava a noite na serra, iluminada pela lua cheia, desfrutando de um jantar compartilhado na feitura e na degustação, ou evitava o álcool para um rendimento melhor. Como meu espírito de atleta não é lá essas coisas, preferi não fazer sacrifício e tomei duas merecidas taças de vinho. Fui dormir sem o nervosismo que antecede as grandes pedaladas do meu marido (acho que a dopamina ainda não foi injetada em meu corpo, rsrsrs). Ele partiu mais cedo com meu filho, porque iriam fazer a parte mais complicada do percurso, perto da Pedra […]

Arte no limite do corpo humano | The art within

Ele é natalense, mas tem o biótipo de um lorde inglês, fala mansa, educadíssimo, altura de mediana para cima, com o corpo esguio de quem consome grande parte de suas energias, gerando novas energias. No caso dele, produzindo arte em seus pedais e corridas na madrugada. Conheci Gustavo Jansen Lyra por intermédio de meu marido, nas inúmeras amizades que a bicicleta congrega. Depois descobri que ele havia sido DJ no bar que meu irmão possuíra aqui em Natal e viajara com minha mãe, mostrando as belezas do Rio Grande do Norte a um casal alemão que a visitava. Ele também […]

Bicicleta e coronavírus

Roupa de ciclista, capacete ajustado, luvas, óculos, lanternas sinalizadoras, relógio fit bit para registrar o percurso e o comportamento do coração (bem importante na minha idade) e tênis (ainda não aderi à sapatilha clipada, morro de medo de precisar das minhas pernas curtas e elas permanecerem presas, rsrsrs). Ah, ia esquecendo do principal: máscara de algodão – protege do coronavírus, mas dificulta a respiração, especialmente quando mais precisamos de hemoglobina nas subidas do trajeto. Pneus da bike aferidos e pronto, estou pronta para pedalar. Seguindo a onda do mundo, retornei ao pedal em plena época da pandemia da Covid-19. Logo […]

Um domingo diferente

Acordamos cedo e saímos de Serra de São Bento com destino a Lajes Pintadas, para assistir à prova D3S Bike Race, organizada por RN100 Sports. Carro acelerado, porque o motorista é ciclista e, mesmo sem participar da prova, recuperando-se de um calcanhar fraturado na iniciação ao stand up, não quer perder a passagem dos atletas na Ladeira da Piaba, em Serra Verde, trecho mais difícil do percurso. O verde novo alegrando o olhar, pincelado de branco pelo nelore comendo solto a fartura do pasto que chegou com as chuvas constantes dos primeiros meses de 2020. Se fosse assim todo ano… […]