Descendo à Ribeira

Igreja do Galo em Natal/RN

Água é vida! Por isso mesmo, deu origem a diversas cidades ao redor do mundo, que se instalaram nas beiras dos rios. Em Natal, não foi diferente. O Rio Potengi banhou os primeiros habitantes da terra potiguar e os que vieram de além-mar.

O Forte dos Reis Magos, estrategicamente construído na boca da barra, garantiu a sobrevivência da vila que instalou, na Cidade Alta, a sede político-religiosa; na Ribeira do Potengi, o porto e o comércio.

A Ribeira foi o principal centro comercial até a Segunda Guerra Mundial, despois foi perdendo importância para os bairros do alto e virando memória pouco cuidada da cidade de Natal.

Os mais renitentes ainda lá resistem; alguns sonhadores, escolheram-na para sua morada. É o que fez Carol Reis de Araújo, Alexandre Gurgel e Marcelo Veni.

Como para todo grande sonho se concretizar é importante dar o primeiro passo, os jornalistas Carol Reis e Cleide Vila Nova produziram o documentário “Descendo à Ribeira”, que busca preservar a memória da cidade de Natal com um resgate de fatos, prédios e personalidades ligadas afetivamente ao centro histórico da cidade.

Construído através das falas de onze personagens que vivenciam os bairros Cidade Alta e Ribeira, o projeto é um desejo de manter a história do Centro Histórico viva, pulsante e acessível a todos.

Entre os personagens apresentados na narrativa, comerciantes, artista plástico, pescador, artesã, jornalista, estivador, entre outras profissões, que têm suas histórias interligadas pelo amor de percorrer, morar ou trabalhar entre esses bairros que deram a origem à cidade.

O vídeo segue uma linha espacial a partir da primeira rua da cidade, a rua da Conceição, na Cidade Alta, e desce até chegar ao bairro da Ribeira, passando por ruas e prédios importantes de Natal, que vão sendo inseridos ao vídeo de forma natural pela arquiteta Andréa Costa.

Arquiteta Andréa Costa

O documentário estava disponível no Youtube até o dia 04/10/2021. Agora, irá percorrer mostras de artes visuais.

Avenida Junqueira Aires

[TEASER] Descendo à Ribeira

O Descendo à Ribeira conta com a parceria da Barroca Box – Audiovisual, e tem recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte através da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Acesse também: Pedal histórico-cultural em Natal – Parte I; Pedal histórico-cultural em Natal – Parte II; Natal, 420 anos; A restauração do Teatro Alberto Maranhão; Memórias na ponta do pé.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *