O público nas Olimpíadas 2016 e 2021

A partir desta sexta-feira, 23 de julho de 2021, dia de abertura das Olímpiadas de Verão na sua 33ª edição, os olhos dos fãs de esportes estarão bem abertos, voltados para Tóquio.

Serão 33 competições, 339 eventos, 42 locais e mais de 11 mil atletas prontos para dar seu melhor durante o período de 23 de julho a 08 de agosto, com mais dois dias adicionais antes da abertura oficial no Japão, país anfitrião.

Adiada de 2020 para 2021, em razão da pandemia provocada pelo Coronavírus, a competição esportiva seguirá excepcional, porque não contará com um ingrediente fundamental para incentivar os atletas: a presença do público.

Ahhh, e como o público é importante! Estive junto com Henrique nas Olímpiadas 2016, no Rio de Janeiro. Uma experiência memorável, que superou positivamente todas as minhas expectativas.

Acrescente à paisagem natural da Cidade Maravilhosa a miscelânea cultural de atletas, equipes técnicas e torcidas (organizadas ou não), tempere com os sorrisos escancarados dos cariocas e está formada uma explosão fascinante de bandeiras e pessoas coloridas, dando o melhor de si para representarem seus países.

Idiomas diversos mesclando-se em uma direção única a favor do esporte. Congraçamento de várias raças em disputas saudáveis (como deve ser), onde o espírito olímpico demonstra, mais do que nunca, que o importante é competir.

Sacrifícios e sonhos de atletas realizados. Reunião de esforços de toda uma vida para ultrapassar os seus limites. E eu lá como testemunha.

Subi na arquibancada da arena de vôlei de praia com o coração pulsando acelerado junto ao barulho do mar, a vibração da torcida e o desempenho dos atletas.

Assisti à memorável semifinal de tênis entre Rafael Nadal (Espanha) e Juan Martin Del Potro (Argentina), com a língua espanhola dominando a torcida barulhenta. Várias vezes, o juiz teve que pedir silêncio ao sangue latino para prosseguir a partida que terminou com a vitória do argentino.

Nas piscinas, tive o prazer de ver a lenda americana em ação. O nadador americano Michael Phepls subiu ao pódio seis vezes e chegou a 28 medalhas olímpicas, sendo 23 de ouro. Emocionante ver o público americano entoar com respeito e entusiasmo o hino do seu país.

No vôlei de quadra, assisti ao time masculino do Brasil enfrentando a Itália. A torcida não valeu muito, porque a equipe brasileira perdeu essa partida, mas soube dar a volta por cima nas seguintes e terminou conquistando a medalha de ouro.

É difícil colocar no papel a sensação de assistir às competições, tremular a bandeira e torcer por seu país, ao vivo e a cores, nas Olimpíadas. Um momento ímpar na vida de uma pessoa.

Cinco anos depois, esse evento esportivo volta a atrair a atenção do mundo. Dessa vez, tenho uma torcida especial.

Dos meus esportes preferidos, o surfe ocupa lugar de destaque. Nessa edição dos jogos, o esporte entrou como nova modalidade olímpica e o potiguar Ítalo Ferreira estará disputando a medalha olímpica pelo Brasil, além de ser um dos integrantes do time de atletas embaixadores da Bridgestone, a gigante indústria japonesa de pneus, patrocinadora oficial das Olimpíadas de Tóquio 2020.

Criado em Baía Formosa, com condições de ondas semelhantes ao local da disputa na praia de Tsurigasaki, o surfista potiguar tem grande chance de trazer a medalha de ouro. As mensagens e vibrações positivas chegarão até o outro lado do planeta. Junte-se à torcida do Rio Grande do Norte e faça o público acontecer.

Assista aos eventos e competições pelos meios virtuais, torça, vibre, compartilhe e envie mensagens de apoio. Vamos substituir a presença física por uma torcida virtual; mostrar ao mundo que a pandemia não nos derrubou, que o esforço de uma vida desses atletas não será em vão!

Para contornar a ausência de público, o Japão (país da tecnologia) está disponibilizando canais que permitem a comunicação, de casa, para os atletas em Tóquio! Clique no link no final do post e crie um vídeo ou mensagem de texto de apoio para ser exibido nos telões durante os jogos. Vamos mostrar ao mundo que juntos somos mais fortes!


Clique aqui para enviar seu apoio ao atleta preferido.

Clique aqui para ver o guia diário Olimpíadas Tokyo 2020.


Together | Official Olympic Campaign | Rio 2016 Olympic Games
One year until Tokyo 2020 #1YearToGo

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *