Portinari para todos

“Prepare-se para mergulhar numa comovente amostra do universo estético desse artista imenso. Um universo que impressiona, inquieta, afeta.”

É assim que o grande painel convida o visitante a ingressar na melhor parte da exposição “Portinari para todos”, em cartaz no MIS Experience, em São Paulo, de 05 de março a 10 de julho de 2022.

Ao ingressar nesse mundo mágico, pincéis no teto mergulham o visitante nas várias cores que compõem o universo de Cândido Portinari.

No ambiente seguinte, a organização do ateliê, onde o artista pintava sempre de terno, colete de brocado e sapatos brancos, numa demonstração da responsabilidade com que encarava o ato de criar.

Nas paredes estão os retratos dos mais importantes personagens que se dispuseram a posar para o artista brasileiro, incluindo o seu autorretrato.

Ande mais um pouco e a tecnologia permite que os retratos de Maria Martinelli, dialoguem com o visitante. O amor de juventude que se transformou no “braço forte” de Portinari, à frente da vida do casal – família, casa, finanças, negócios – gesticulando e falando para o interlocutor.

Na sala seguinte, as maquetes primorosas dos diversos edifícios onde Portinari tem expostos os seus murais, com as obras cuidadosamente alocadas nas reproduções: Sede da ONU, em Nova Iorque; Biblioteca do Congresso Norte-Americano, em Washington; Memorial da América Latina, em São Paulo; Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte; Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Acenda a luz do celular e vá revelando os grandes painéis de Portinari na parede; dá para sentir a sensação do artista ao criar as suas grandes obras.

Antes de entrar no ápice da exposição, textos revelam os pensamentos de Cândido Portinari, para quem “uma pintura que não fala ao coração não é arte, porque só ele a entende”.

Prepare o coração, porque a melhor parte está por vir. Portinari imenso faz você imergir na obra completa do artista.

Projeções imensas com trilhas sonoras perfeitamente sincronizadas com os temas de quem soube muito bem retratar os largos horizontes do Brasil.

Natural de Brodowisk, interior paulista, Portinari carrega dentro de si a memória da infância na terra vermelha dos cafezais, impregnada de espantalhos, soltadores de pipas, brincadeiras de roda, jogo de futebol…

Dominada a técnica dos belos retratos, ele transfere para os murais a sua estética de representar o povo brasileiro: nascendo, sofrendo, trabalhando, festejando em casa e nas ruas, com suas roupas e suas cores; casando, cantando, chorando, enterrando e morrendo.

”Guerra e Paz” não poderia estar ausente. O grande mural da ONU representa toda a dicotomia de suas obras.

Encontrou a paz ao morrer intoxicado por suas tintas. Suas obras permanecem eternas, entre telas, murais, escritos e poesia, porque era um artista completo.

A exposição deixa o visitante com gosto de quero mais. Parabéns a João Cândido Portinari (seu único filho) e ao MIS, por proporcionar ao visitante uma exposição que toca verdadeiramente o coração.


Cândido Portinari

“Faltam-me as pernas.
Tenho um braço e meus
Olhos são fracos. O coração palpitando
Sempre.

Vim da terra vermelha e do
Cafezal.

As almas penadas, os brejos e as matas virgens
Acompanham-me como o espantalho,
Que é meu autorretrato.

Todas as coisas
Frágeis e pobres
Se parecem comigo.”

Cândido Portinari

“Não me quiseram, enjeitaram
Minhas palavras…
Serei um dos meus espantalhos?
Afugento os caminhantes?
Não, eles se afugentam. Não
Entendem a lua
Não sabem da poesia
Só não estou, mesmo não estando
Comigo. Converso com o vento e a
Tempestade.
De noite ou dia – verei as sombras
E dormirei em paz. Tenho uma
Camisa. Meu leito é embaixo das
Árvores. Tranquilo ouço o rumorejar
Das folhas secas…”

Portinari para todos – MIS Experience

PORTINARI PARA TODOS – MIS Experience

De 05/03 até 10/07/2022
Rua Vladimir Herzog, 75
São Paulo, SP

Para saber mais, clique aqui: Portinari para todos

Leia também

2 comments

  1. Elzinha, depois dessa leitura,enviada por Thaiza, penso que nem irei precisar ir mais! Kkk perfeito! Obrigada por tantos detalhes .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *