Quinta-feira é dia de TBT

As redes sociais criam e estimulam comportamentos. Quinta-feira agora é dia de TBT. Mas o que é isso mesmo?

TBT é a abreviatura de Throwback Thursday, uma gíria popular em inglês que significa Quinta-feira do retorno ou Quinta-feira da nostalgia, com postagens de fotos antigas publicadas nesse dia da semana, que marcam fatos e acontecimentos passados.

Como a palavra saudade é monopólio da língua portuguesa, suponho que a intenção do “throwback” seja uma tentativa de aproximação desse nosso privilégio linguístico; afinal, não é fácil traduzir a palavra saudade, apesar da intensidade desse sentimento.

Em tempo de pandemia, com as viagens proibidas ou limitadas, a vontade de ganhar o mundo vai se acumulando e nada melhor do que postar fotos de viagens passadas, enquanto a demanda reprimida não causa uma grande explosão de novos viajantes.

Cinco mulheres e uma viagem – Kaká, Elza, Thaiza, Cecília e Selma, enfim reveladas.

Vamos combinar que nas últimas décadas o mundo passou a viajar bastante; os aeroportos tornaram-se fonte de stress e pontos turísticos tradicionais criaram filas em seu entorno, tamanha a quantidade de turistas para conhecê-los. Um fluxo crescente e volátil de pessoas no globo terrestre.

Mesmo assim, a vontade de conhecer novos lugares ainda permanece em alta, ainda mais quando soa como coisa proibida. Por mais que os vídeos forneçam imagens incríveis, nada se compara ao estar presente em diferentes países e abrir novos horizontes.

Abrindo novos horizontes

Os preparativos, a escolha do destino e os roteiros já são uma viagem. Separe as roupas adequadas à estação, encontre uma mala do tamanho ideal para seu transporte, aperte o cinto e embarque nessa aventura.

Viagem em família

Porque toda viagem deve ser um sonho realizado. Ao chegar, o primeiro desafio é acomodar a bagagem dos passageiros no veículo ou no vagão de trem, a depender da opção de transporte. Se for trem, cuidado com o tamanho da mala, nem sempre é fácil embarcar e acomodar a bagagem no vagão. Se a opção for uma excursão, deixe que a companhia cuida de tudo.

Chegar ao hotel pode causar uma boa surpresa ou uma grande decepção. No último caso, não se desespere. Um passeio pelas ruas da cidade a ser explorada compensa tudo.

São sons diferentes do seu dia a dia. Sotaques de línguas estrangeiras ao redor. Uma arquitetura totalmente diferente daquela onde vive. Caminhou bastante, percorreu ruelas encantadoras e está cansado? Sente num charmoso café ou restaurante com mesas na calçada. Aproveite essa liberdade e sorva uma bebida local.

Você gosta de descobrir novos sabores? O mercado permite conhecer frutas, legumes e iguarias frescas e ainda aprender o nome para uma pedida no restaurante. Lembre-se que muitos mercados contam com restaurantes para degustação no local, com a vantagem de produtos fresquinhos.

Não esqueça que as feiras são ideais para visualizar o que se produz na região, mas nunca toque um produto que não vai comprar. Ouse um pouco e experimente sabores exóticos. Você poderá se surpreender positivamente. Esteja aberto a novas experiências gastronômicas.

Apure o olhar e visite museus, palácios e edifícios que carregam histórias. A contemplação da arte é fundamental para despertar novos conhecimentos. Afinal, viagem é cultura. Não se atenha a poses para Instagram, procure conhecer o que aquele lugar tem a lhe acrescentar.

Selma, Elza e Henrique no muro de Berlim

Se você tem amigos no estrangeiro, aproveite para um reencontro afetivo. Certamente, eles lhe mostrarão uma cidade com olhos bem diferentes de um simples turista.

Celebrando a vida com a família e amigos distantes

Encante-se com paisagens naturais e edificações humanas. Curta comportamentos diferentes, surpreenda-se com artistas anônimos nas calçadas. Deslumbre-se e participe de algum momento na praça local, caminhe por um parque urbano, percorra estradinhas charmosas e descubra paisagens desconhecidas. Faça seu sonho acontecer!

Lucerna
Mikonos
Cidade do Porto

Imagine encontrar instrumentos musicais nas ruas e praças de um país latino-americano, disponíveis para quem quiser tocá-lo!!! Lima nos presenteia com essa grata surpresa, sem nenhum vândalo para danificá-los ou destruí-los.

Piano disponível na praça de Lima | Peru

Enquanto a normalidade não chega e sem saber como será o retorno, melhor aproveitar a quinta-feira com a #tbt e matar a saudade nas recordações de vários destinos, compartilhando com os amigos próximos e distantes. As redes sociais estão aí para isso.

Músicos em Lisboa

Acesse também: Cinco mulheres e uma viagem, Alma renovada, Turismo em posts.

Leia também

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *