Sol de primavera

Uma visita a um país do norte europeu pode despertar o significado da primavera e verão – estações não definidas no nosso calendário, mixadas em perenidade.

Quem tem o ano quase completo com a temperatura de verão, batizando a sua cidade Natal como noiva do Sol, não valoriza essa bênção.

Em Amsterdam, sentar num banco da Museumplein e ver a vida passar permite a você sentir o calor humano de uma tarde ensolarada de primavera. Termômetro marcando 14 graus e as pessoas sentadas no gramado às 19:30, quando a noite ainda nem bem deu as caras.

Nessa época do ano, o sol se põe depois das 21h. Enquanto a escuridão não chega, é hora de aproveitar a luminosidade.

As bicicletas passam sem cessar, meio de transporte da maior parte da população. É preciso estar sempre atento às ciclovias, que possuem a preferência.

Uma família com o papai deitado na grama, a mamãe sentada e as duas filhas brincando livremente. Amigas aproveitando o sol em conversas animadas aos celulares. Um cachorrinho corre atrás do graveto e retorna alegremente para seu dono.

Em terras permissivas, uma roda de amigos compartilha livremente um baseado. Um casal de policiais faz a ronda de olhos e ouvidos atentos, sem ninguém importunar.

Um pic-nic improvisado sacia a fome de um casal. Ouvidos abertos para línguas diversas. Multiculturalismo em plena efervescência no quarteirão dedicado às artes.

Um casal, um cachorro, um menino e uma bola de basquete….vidas aproveitando a liberdade conquistada e eu, sentada num banco da praça, registrando tudo com o olhar na intenção de transportar minhas impressões para a escrita.

Vontade louca de ver meu povo voltando a usufruir plenamente os espaços públicos do meu país, sem nada ou ninguém a temer.


Leia também

14 comments

  1. Sonho imensamente com esse desfrute AO AR LIVRE. Vamos acreditar

  2. Tão desejados, tão simples, mas distantes de “nós”…

  3. Prazeres que hoje nós subtraimos de nosso cotidiano.
    Viajar nos traz de volta, situações que nem sempre podemos desfrutar e ficamos retraidas simplesmente vendo a vida passar.

  4. Infelizmente estamos um pouco distante desta liberdade. Mas viajamos em pensamento com seu texto e ainda somos presenteados com belas imagens ao som de Vivaldi
    Aproveite seu novo roteiro !!!

    1. Seguindo novos roteiros e buscando inspiração para novos textos. Obg amiga!

  5. Adorei!
    Que sobrinha inteligente e sensível!

  6. Que postagem show! Escreve com leveza, chegando a nos transportar para a realidade descrita. Adorei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *