Sonhando juntos

Fabio Zaffagnini por Andrea Bardi

Foto de Fabio Zaffagnini por Andrea Bardi


Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”. Yoko Ono pronunciou essa frase e Raul Seixas a adaptou na música Prelúdio.

Em maio de 2014, Fabio Zaffagnini, italiano, quarenta anos, geólogo, admirador de rock, sonhou alto. Pensou numa forma criativa para convidar sua banda favorita de rock – Foo Fighters – a tocar em Cesena, pequena cidade da Emiglia Romana, região central da Itália, com aproximadamente 97.000 habitantes.

Reuniu seis amigos em torno do projeto Rockin’ 1000, tendo por objetivo convencer 1.000 músicos a tocarem juntos, ao mesmo tempo, a música Learn To Fly da banda americana Foo Fighters. De início, seus amigos o acharam meio louco, mas como todo louco tem um pouco de lucidez, seu carisma os convenceu e os trabalhos começaram.

Um vídeo caseiro foi realizado, convidando músicos de toda Itália a participar do evento, além das doações para arrecadar os recursos necessários via internet (crowdfunding). Ao final, aparecia a seguinte mensagem: “se conseguirmos, eles podem recusar? Nãooooo. Sua ajuda é fundamental. Compartilhe, doe e ore por nós”. O Twitter e o Facebook foram as ferramentas necessárias para viralizar a mensagem.

O projeto demorou um ano para ser concluído. Milhares de pessoas fizeram doações e músicos compareceram às audições, sendo 1.300 confirmados. Em 26 de julho de 2015, 986 músicos reuniram-se no Parco Ippodromo, em Cesena, e tocaram juntos a música Learn To Fly. No final da gravação, Fabio Zaffagnini fala sobre a perseverança em tornar o projeto realidade e o milagre em reunir aquela nação de rockers para tocar uma única canção, mas que a finalização do seu sonho dependeria de apenas cinco pessoas: Chris, Pat, Nate, Taylor e Dave Grohl, integrantes do Foo Fighters.

Em 30 de julho de 2015, o vídeo passou a circular na Internet. Em pouco tempo viralizou. Dave Grohl, o vocalista do Foo Fighters, começou a receber mensagens com um link para o vídeo. No começo, ele as ignorou, mas depois da primeira centena decidiu dar uma olhada.

Surpreso, começou a chorar com aquela loucura. “Ver todos vocês cantando nossa canção para o mundo inteiro foi o maior momento da minha vida. Claro que não poderíamos dizer não. Vocês nos cativaram, tínhamos que vir aqui” afirmou Dave Grohl para o público presente ao show em Cesena, no dia 03 de novembro de 2015, abrindo uma nova turnê pela Europa.

Fabio Zaffagnini foi ovacionado e carregado pela plateia até o palco, onde sentou no “trono” de Dave Grohl para agradecer a todos. Um resultado impensado individualmente, mas com criatividade, paixão, perseverança e união, tornou-se realidade. Ao tentar convencer os amigos a aderirem ao seu sonho, Fabio disse que fazia por ele, por você e pela humanidade inteira. Seu vídeo já foi visualizado por quase 50.000.000 de pessoas.


Learn To Fly – Foo Fighters


Run and tell all of the angels
This could take all night
Think I need a devil
To help me get things right

Hook me up a new revolution
‘Cause this one is a lie
We sat around laughing
And watched the last one die

I’m looking to the sky to save me
Looking for a sign of life
Looking for something to help me burn out bright

I’m looking for complication
Looking, cause I’m tired of lying
Make my way back home when I learn to fly high

Think I’m done nursing the patience
I can wait one night
I’d give it all away
If you give me one last try

We’ll live happily ever trapped
If you just save my life
Run and tell the angels
That everything is alright

I’m looking to the sky to save me
Looking for a sign of life
Looking for something to help me burn out bright

I’m looking for a complication
Looking, cause I’m tired of trying
Make my way back home when I learn to fly high
Make my way back home when I learn to

Fly along with me
I can’t quite make it alone
Try and make this life my own …
Learn to Fly – Foo Fighters Rockin’1000 Official Video

Acesse também: Não nasci passarinho e Tommy nos dias atuais.

Leia também

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *