Tommy nos dias atuais

Por esses dias fui ao cinema assistir ao filme Rocketman, no qual o ator Taron Egerton interpreta e canta brilhantemente Elton John, biografia meio musical, com várias músicas da carreira do astro cantor, compostas em parceria com o letrista Bernie Taupin.

Em uma das cenas do filme, Elton John senta ao piano e toca Pinball Wizard, mudando seu excêntrico figurino, enquanto a música do The Who gira o mundo.

Me veio à memória o filme ópera rock Tommy, escrito por Pete Townshend do The Who, no qual Elton John canta a música e a mantém por semanas consecutivas nas paradas de sucesso – como se dizia à época do filme, em 1975.

No enredo, Tommy é um garoto que sofre um grande trauma, quando o amante da mãe mata seu pai. A partir de então, ele fica cego, surdo e mudo e se dedica inteiramente ao Pinball, jogo que engatinhava uma versão pré-moderna dos atuais jogos eletrônicos.

A música Pinball Wizard foca na disputa de Tommy com o campeão do jogo, que é destronado nessa disputa. Tommy vira celebridade e recupera a visão, fala e audição. A cena do filme termina com a banda The Who quebrando a guitarra, sua marca registrada ao final de cada show.

Nos dias atuais, muitos jovens seguem o caminho inverso. Dedicam-se aos jogos eletrônicos, sacrificando todas as relações sociais, fechados no mundo virtual, sem nada ouvir, falar ou enxergar.

Tommy recupera sua fala, visão e audição ao quebrar seu reflexo no espelho. Quando será que os jovens de hoje quebrarão esse espelho?

O mundo tecnológico e virtual é uma estrada sem volta. Entretanto, deve ser bem administrado, evitando que o ser humano se isole da realidade e construa um mundo paralelo.


Elton John – Pinball Wizard – Tommy, o filme
Rocketman – Trailer Oficial

Acesse também: Rituais cotidianos e Crianças à beira-mar

Leia também

5 comments

  1. Como sempre, assunto interessantíssimo e atual, em crônica muito bem escrita. Parabéns.

    1. Muito obrigada amigo! Esse assunto tem muito pano para mangas.

  2. Excelentes todos os temas, excelentes todos os links e referências musicais. Um deleite pra se ler numa sexta-feira.Sempre em frente, delícia.(E as outras entrevistas?)

    1. Valeu Gracita! Sigo em frente com o incentivo dos leitores… as entrevistas estão a caminho.😘

  3. Infelizmente esse mundo pararelo só aumenta!!
    Tá mais para The Wall do Pink Floyd.
    Mas seguimos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *