Museus em passeios virtuais

Instituto Inhotim, Brumadinho | Minas Gerais O mundo deu uma reviravolta em pouco mais de um mês. A globalização recebeu um freio de arrumação e vários países fecharam suas fronteiras. A pandemia instalada pelo coronavírus mudou comportamentos em menos de trinta dias. Pessoas recolhidas em casa, filhos sem escola, trabalho remoto e, num piscar de olhos, a humanidade percebe que recebeu, por um caminho dramático e tortuoso, uma preciosidade que se chama tempo. Para os cientistas e pessoal da área médica, as pesquisas correm contra o tempo. Mas o cidadão comum, mesmo a contragosto, tem o tempo disponível para fazer […]

(Re)descobrindo Veneza

Há pouco mais de dois anos, decidimos fazer uma viagem feminina em três gerações: minha mãe, eu e minha filha. Na bagagem, uma professora de História da Arte que produz arte contemporânea; uma viajante incansável e curiosa, no caso, a própria cronista; e uma jovem com rosto de adolescente, introspectiva, mas que capta como ninguém as boas dicas de viagem. Destino: Itália! Chegamos por Milão – ainda sem coronavírus e com muitos turistas –, pegamos um carro (gosto de conhecer os lugares, viajando de carro com a ajuda do GPS ou Google Maps), dormimos perto do aeroporto e no dia […]

Um domingo diferente

Acordamos cedo e saímos de Serra de São Bento com destino a Lajes Pintadas, para assistir à prova D3S Bike Race, organizada por RN100 Sports. Carro acelerado, porque o motorista é ciclista e, mesmo sem participar da prova, recuperando-se de um calcanhar fraturado na iniciação ao stand up, não quer perder a passagem dos atletas na Ladeira da Piaba, em Serra Verde, trecho mais difícil do percurso. O verde novo alegrando o olhar, pincelado de branco pelo nelore comendo solto a fartura do pasto que chegou com as chuvas constantes dos primeiros meses de 2020. Se fosse assim todo ano… […]

Encarando as ondas de Nazaré

Em outubro de 2018, estive com meu marido e um casal de amigos em Nazaré, Portugal. Cheguei até a beira-mar da Praia do Norte, onde Lucas Chumbo estava treinando, enquanto Renan, seu filmmaker, registrava tudo. Janela do Big Wave Tour aberta, mas sem competição. Subi até o farol no Forte de São Miguel Arcanjo e visitei o Surfer Wall, onde estão expostas as pranchas de surfistas recordistas, inclusive a representante brasileira, Maya Gabeira. Imaginei como seria assistir ao campeonato ali de cima, bem próximo ao farol. Mais um evento para incluir na minha lista de coisas a fazer antes de […]

Officina della Bistecca

Foto capturada no site da Officina della Bistecca Seguíamos ondulando pelas colinas da Toscana, em pleno mês de outubro, quando o outono esparrama suas cores terrosas pelo ar. Saímos cedo do hotel em Radda in Chianti para percorrer os arredores, dirigindo sem pressa até a hora do encontro em Panzano in Chianti. No carro estávamos eu, meu irmão, minha concunhada e sua cunhada. Todos acompanhantes dos ciclistas que escolheram essa região da Itália para pedalar. O friozinho gostoso da estação abrindo o apetite para a culinária italiana e a degustação de bons vinhos. Os ciclistas acordaram cedo e partiram pelos […]

Desafiadora Waynapicchu

O hotel Belmond Sanctuary Lodge fica encravado na montanha, avistando a cidadela, como se fosse sua continuação. A tranquilidade reina no lugar, sentimos como se fizéssemos parte de uma civilização pré-colombiana. O último ônibus desce de Machu Picchu para Aguas Calientes às 17h30; depois desse horário, só se a pessoa enfrentar a descida íngreme a pé. Então ficamos isolados, dormindo na paz daquele santuário. Acordei bem cedo para pegar a luz mais propícia à fotografia. Estava de prontidão para entrar na primeira leva às 06h da matina. A decepção foi grande, porque a neblina e as nuvens cobriam a cidadela […]

Peru fascinante

Decidi comemorar meus cinquenta anos, há cinco anos atrás, fazendo o que mais gosto: viajando. Eu, meus filhos Luiz Henrique e Cecília, minha nora Eduarda, meu genro Marcelo e minha tia Dulcinha. O Peru estava nos meus planos desde muito tempo. Escolhi o final de abril, começo de maio, para visitar Lima, Cusco e Machu Picchu, uma pequena mostra daquele país fascinante. Lima pouco chove e durante todo o ano mantém uma temperatura estável em torno de 24ºC. A cidade é conhecida mundialmente por sua gastronomia, que mistura ingredientes da cultura milenar dos Incas, a influência do Pacífico e um […]

Mont Ventoux – parte II

Acesse também: Mont Ventoux – parte I A partida ocorreu na esquina próxima à Bédoin Location. A placa indicava a estrada D-974, Mont Ventoux a 22km, sendo a parte mais dura o percurso de 1km a 23% de inclinação – Gigante da Provence. No mesmo local, uma placa em memória do ciclista britânico Tom Simpson. Henrique seguiu na bike alugada, sem nem bem ajustar a altura do selim, tamanha era a ansiedade para iniciar o desafio. George seguiu junto, familiarizando-se com a bicicleta elétrica, que representava uma ajuda indispensável para chegar ao topo. Nós, as mulheres, partimos em seguida, devagarzinho, […]