Cel. José Bezerra da Aba da Serra

Casa da fazenda “Aba da Serra” | Currais Novos/RN

Recebi o convite da Associação Sertão Raiz Seridó para apresentar o Coronel José Bezerra de Araújo Galvão no programa “Conversa de Alpendre” da Rádio Mar e Campo, entrevistada por Kyvia Bezerra Mota, minha prima.

Uma honra e a responsabilidade imensa em apresentar o nosso trisavô paterno, patriarca sertanejo que comandou o município de Currais Novos, desde sua criação em 1890, até início de 1926, data de sua morte.

Para entender a figura do líder sertanejo, debrucei-me sobre a literatura da época do seu viver, transportando-me para o sertão nordestino, região semiárida desbravada no rastro do gado.

Voltei a 1843, ano de nascimento de José Bezerra de Araújo Galvão na fazenda Ingá, em Acari, Seridó, região objeto da disputa geopolítica em 1831 entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, que fixou a área para o Estado potiguar, englobando os municípios de Príncipe (Caicó), Jardim (Jardim do Seridó) e Acary.

Brasil monárquico, escravocrata, onde a Guarda Nacional mantinha a integridade do Império, a ordem e a tranquilidade nos municípios.

José Bezerra é nomeado capitão e, posteriormente, coronel da Guarda Nacional pelo município de Jardim.

Fixa-se em Currais Novos, no sítio “Aba da Serra”. Com sua esposa, Antônia Bertina de Jesus Araújo, cria a família e constrói sua liderança junto ao povo.

O patriarca de fala mansa, inteligente, perspicaz, ordeiro, cumpridor da palavra empenhada, moral rígida, transforma-se no grande líder da região – Cel. José Bezerra da Aba da Serra! Sua fama estende-se além da fronteira regional.

Para conhecer a vida dessa ilustre figura, convido a assistir o programa que tem a leveza de uma boa conversa no alpendre das casas sertanejas.

Clique no link e junte-se a nós: https://www.youtube.com/live/tIoyC2o6oeQ?feature=share


Fotografias e árvore genealógica do Family Search

Cel. José Bezerra de Araújo Galvão (1843-1926)
Cel. José Bezerra e seus descendentes (obra de Iran, a partir de uma fotografia de família)
Identificação dos familiares na fotografia

Leia também: No Rastro das Águas, Ouro Branco e Aboiando.

Leia também

3 comments

  1. excelente trabalho essa familia tradicional a cidade de currais novos surgiu atraves deles cel,jose bezerra araujo galvao foi sem duvida corenel pessoa honesta pela palavra e dialogo.

    1. Muito obrigada Geraldo! O Cel. José Bezerra foi um homem de valor, difícil encontrar um líder como ele atualmente.

      1. Acredito que a família Galvão surgiu de duas pessoas Cel. Cipriano lopes galvão e Adriana de Holanda Vasconcelos ambos um pernanbucano e ela de portugal sendo descendente do papa adriano VI cipriano e Adriana casou em igarassu PE vinhero para o Serido no Totoró ano de 1764 dai surgiu a família galvão e seus descendentes no qual inclui a familia Salustino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *