Carrières de Lumières

Imagine um pórtico imenso de pedra calcária. Entre por uma pequena porta com tecidos pretos em volta e encontre um vão grandioso, com paredes de até 15m de altura, piso irregular e telas naturais aproveitando o espaço de uma pedreira desativada.

Com uma área de aproximadamente 7.000m², a pedreira Carrières de Lumières está encravada no planalto rochoso dos arredores da pequena cidade de Les Baux-de-Provence, região PAC da França.

Impressionado com a beleza do espaço, Jean Cocteau decidiu filmar “O Testamento de Orfeu” nas Carrières de Lumières, ainda nos idos dos anos 60. Em 1977, o cenógrafo Joseph Svoboda também se impressionou com as imensas paredes rochosas e utilizou-as para os primeiros espetáculos audiovisuais.

Em 2012, a cidade de Les Baux de Provence confiou à Culturespaces a melhoria, a gestão das visitas, a animação cultural e a promoção das Carrières de Lumières. A partir de então, a empresa produziu espetáculos imperdíveis, sempre tendo pintores renomados como atração principal.

Em 2019, o pintor escolhido foi Vicent van Gogh (1853-1890), que produziu mais de 2000 telas durante os últimos 10 anos de sua vida. A exposição, produzida pela Culturespaces e realizada por Gianfranco Iannuzzi, Renato Gatto e Massimiliano Siccardi com a colaboração musical de Luca Longobardi, refaz a vida intensa do artista fascinado pelas cores quentes da Provence.

Em Van Gogh – La nuit étoilée – os espectadores circulam por entre os vãos ou optam por assistir estáticos nos poucos bancos de pedras ou mesmo em pé, ou passear por entre as imagens das obras do artista, projetadas nas paredes da pedreira por 100 projetores estrategicamente localizados no topo – um conceito inovador desenvolvido pela Cuturespaces: AMIEX® (Art & Music Immersive Experience).

Imersão total nas obras projetadas com uma trilha sonora empolgante. Os olhares absortos perdem-se nas imagens, algumas delas com efeitos 3D. Injeção de arte na veia, totalmente entorpecente.

A exposição explora a vasta produção de Van Gogh, que mudou radicalmente ao longo dos anos, de Comedores de Batatas (1885), Girassóis (1888) a Noite Estrelada (1889) e O Quarto. (1889).

O Atelier des Lumières revela as pinceladas poderosas e expressivas do pintor holandês e é iluminado pelas cores ousadas de suas telas incomparáveis. Os tons escuros seguem tons quentes. A exposição imersiva evoca o mundo interno desordenado, caótico e poético de Van Gogh e destaca um diálogo permanente entre sombra e luz.

Para mim, o ponto alto foi Nina Simone interpretando Don’t Let Me Be Misunderstood e as telas do período da loucura do pintor, internado em Saint-Rémy-de-Provence, após se alto mutilar e cortar a própria orelha.

As cores da Provence projetadas em telas gigantes, corvos sobrevoando os campos de girassóis, estrelas em movimento na Noite Estrelada, efeitos quase alucinógenos para os amantes da arte.

Fim da projeção das obras de Van Gogh, início da projeção do Japão Rêvé, imagens do mundo flutuante. Vontade de permanecer flutuando por tempo indefinido. Hora de voltar à real e dar lugar aos próximos espectadores.


Nina Simone – Don’t Le Me Be Misunderstood

AMIEX® (Art & Music Immersive Experience) é baseada em uma instalação de vídeo e música fora do padrão, impulsionada pelo mais poderoso software e equipamento técnico. Este processo, combinando arte e tecnologia digital, coordena milhares de imagens de vídeo e música de qualidade em grande escala.

Com design personalizado para abraçar totalmente o espaço em que se encaixam, os displays AMIEX® são projetados em superfícies enormes e contam com o design de uma experiência digital original combinada com a criação artística. Assim que a primeira nota musical soa, a tecnologia desaparece em favor da emoção estética, segundo um roteiro enquanto poesia. Totalmente imerso na imagem e na música, o visitante, convidado a passear, é levado numa inesquecível aventura sensorial e artística.


INFORMAÇÕES PRÁTICAS: Van Gogh, la nuit étoilée fica em cartaz de 01/03/2019 a 05/05/2020
HORAS DE ABERTURA
Carrières aberta todos os dias.
– Janeiro, março, novembro e dezembro: das 10h às 18h
– Abril, maio, junho, setembro e outubro: 9h30 às 19h
– Julho e agosto: das 9:30 h às 19:30 h
– Última entrada 1h antes de fechar

Carrières de Lumières
Estrada de Maillane 13520 Les Baux-de-Provence
Tel. : 04 90 49 20 02
Email: message@carrieres-lumieres.com

Les Carrières fica a 800 m do Château-des-Baux, a 15 km ao nordeste de Arles e a 30 km ao sul de Avignon.

De carro: auto-estradas A7, A9, A54. Coordenadas GPS: latitude: 43.748 N / longitude: 4.795 E / De Trem: estações de TGV de Aix-en-Provence e Avignon. / De avião: aeroportos de Marselha e Avignon.

Chamamos sua atenção:

  • Os parques de estacionamento municipais são poucos nas proximidades das pedreiras e, portanto, lotam muito rapidamente.
  • As pedreiras são menos de 10 minutos a pé de Baux-de-Provence, assim você pode facilmente chegar lá a pé, se você está estacionado em um parque de estacionamento perto da cidade.

Acesse também: Noite estrelada

Leia também

7 Comentários

  1. Tão empolgante sua descrição, quê dá vontade de comprar a passagem agora!!!!
    Com certeza deve ser lindíssimo e enriquecedor para o corpo e alma.
    Obrigada por mais essa dica.

    1. Para quem gosta de arte, é um prazer imenso imergir nas projeções e a trilha sonora dá um up na apresentação. Vale demais à pena visitar. Link no site citado na crônica, onde é possível ter uma visão melhor em vídeo. Valeu amiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *